Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

E justiça seja feita...


Se você acha que a melhor banda brasileira é aquela que ganha o VMB, está ligeiramente enganado, não por suas convicções, mas enganado pela mídia. A verdade é que muitas bandas optam pelo anonimato, ou seja, se manter independente, sem gravadoras ou empresários. Isso significa que a banda que você acredita ser a melhor do país por causa de um prêmio, pode não ser a melhor, apenas a mais conhecida e uma banda que talvez você nunca tenha ouvido falar, tenha muito mais qualidade do que a banda “premiada”.

Mas quais as vantagens e as desvantagens de ser uma banda comercial ou independente?

Vamos lá...

A vantagem de uma banda comercial é o Marketing, pois ela dispõe de um departamento completamente direcionado à divulgação em massa da banda em todos os meios de comunicação, ampliando o acesso das pessoas à banda e, conseqüentemente, à fama. A desvantagem é que a banda, nesse caso, fica presa a um determinado estilo musical que esteja na tendência atual, uma vez que, se ousarem mudar o estilo, correrá o risco de perder os fãs conquistados pelo departamento de Marketing.

Já uma banda independente se sente totalmente livre pra tocar o que quiser e da maneira que quiser, pois não tem a necessidade (ou obrigação) de seguir uma tendência especifica. A desvantagem é justamente o fato de não ter um apoio de Marketing e, por falta de recursos financeiros, acabam não tendo forças para disputar espaço na mídia com as bandas comerciais.

Enfim, acredito que você deveria olhar com um pouco mais de carinho aquela banda que um dia você viu na internet, porém não gostou porque achou que ela nunca tocaria na sua rádio preferida.

Se você se interessou pela questão de bandas independentes, aqui fica a minha dica de banda:


Exxótica é uma banda de hard rock nacional que já está há 10 anos no cenário independente. Sua característica fica por conta das máscaras e trajes exóticos (fazendo jus ao nome) que seus integrantes usam. Ficou conhecida por uma música de letra tão escrota que chega a ser engraçada, chamada “Porcos no Quintal”, que virou febre no YouTube. Apesar dessa música, Exxótica também possui outras músicas de letras sérias e de muito boa qualidade.

Essa é uma das minhas preferidas, chamada “Estranhos no Ninho”, cuja letra autobiográfica trata justamente sobre os obstáculos de ser uma banda independente. Espero que curtam!